Instalador de painel solar fotovoltaico: uma das profissões mais requisitadas no setor

Com o aumento do uso de energia fotovoltaica no país, a procura por este profissional tende a crescer muito. Conheça um pouco mais sobre o mercado e a profissão.

A indústria de energia solar só cresce. Em 2020, ela atingiu recordes enquanto outros setores da economia foram afetados pela pandemia. Dados assim só reforçam o quanto o setor também tem probabilidade de crescimento para 2021. 

Entre os motivos que explicam a grande quantidade de projetos envolvendo esse tipo de energia em todo o país estão o custo elevado da energia convencional, que tem atingido em cheio o bolso dos consumidores, e os preços cada vez mais em conta dos equipamentos solares.

E com tanto entusiasmo pela energia solar, uma figura ganha espaço no mercado: o instalador de painéis solares fotovoltaicos. De todas as ocupações existentes no segmento, essa é uma das mais procuradas. E, com o tempo, a tendência é que eles também façam toda a manutenção dos painéis. 

 

O que faz um instalador de painel fotovoltaico?

De todas as profissões existentes no mercado nacional de energia solar, a de instalador fotovoltaico destaca-se como uma das mais requisitados no momento (com o tempo, a tendência é que esses instaladores também sejam responsáveis por ações de manutenção), visto que em uma instalação (seja ela residencial, industrial ou comercial), são necessários dois instaladores atuando simultaneamente.

O instalador de sistemas é o responsável por toda a parte de execução do projeto fotovoltaico, de acordo com o projeto realizado pelo engenheiro e sempre respeitando as recomendações de trabalho com segurança, de acordo com as normas estabelecidas pela engenharia de segurança do trabalho.5. O primeiro passo da instalação, é a montagem da estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos. Essas podem ser de diversos tipos, variando de acordo com o tipo de cobertura onde será instalado o sistema. Esta deve ser devidamente nivelada e fixada na superfície de instalação. Em seguida, os módulos deverão ser alinhados e fixados.

Após essa etapa, o instalador executa as etapas de instalação elétrica, onde são feitas as conexões entre módulos, além das conexões CA e CC, dispositivos de proteção, aterramento etc. Após a conexão entre módulos, string-box e inversor, o instalador está pronto para efetuar o comissionamento do sistema e teste do inversor.

 

Quem pode ser especialista em energia solar?

A tecnologia fotovoltaica exige conhecimentos específicos, devido ao seu alto grau de particularidades. Sendo assim, é essencial que os instaladores se capacitem, de modo a compreender e aplicar as boas práticas de instalação exigidas pelo mercado. Estas práticas visam a segurança do instalador e da instalação realizada. Portanto na hora de escolher o seu treinamento, opte por um treinamento prático, onde seja possível manusear as ferramentas e simular todas as etapas de instalação em um sistema fotovoltaico. 

A instalação de um sistema solar fotovoltaico e a integração com os demais sistemas de energia deve ser realizado por uma empresa ou profissional com experiência comprovada. Com isso, fica reduzido os riscos e problemas no trabalho. Os mecanismos e placas que captam os raios solares são bastante complexos, repletos de componentes elétricos e mecânicos. Por isso, cada local a ser instalado deve passar por inspeção prévia e laudos técnicos.

 

Ficou interessado em se tornar um instalador de painel solar fotovoltaico?

De acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a fonte solar fotovoltaica foi responsável pela geração de mais de 37 mil empregos no Brasil nos primeiros cinco meses de 2020, aponta levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). De acordo com a entidade, somente em maio o setor gerou mais de 7,2 mil empregos, trazendo R$ 1 bilhão em novos investimentos e arrecadação de mais de R$ 424,5 milhões.

 

Related Posts