A incidência solar faz parte do nosso dia a dia e afeta constantemente a nossa vida. Mas você sabe exatamente o que é a incidência solar? Por que calculá-la pode ser útil?
Confira, neste post, um resumo sobre o que é e como medir a incidência solar!
O que é a incidência solar
A incidência solar é, basicamente, a radiação solar que incide sobre uma determinada área na superfície da Terra.
Vários fatores influenciam a quantidade de radiação que incide em determinado local:
- O movimento de rotação e translação,
- A inclinação (de 23°) do eixo do planeta,
- Latitude,
- Cobertura de nuvens, entre outros.
Essa radiação é corresponsável pelo aquecimento da Terra e também pelos fenômenos meteorológicos.
Como medir a incidência solar?
Há diversas formas para medir a incidência solar em uma determinada região.
Utilizando um Piranômetro
Para medir a incidência solar, com esse método, é necessário ter dois materiais: um piranômetro e um sistema de registro de dados adequado.
O piranômetro é o equipamento utilizado para medir a densidade de fluxo da radiação a partir de uma superfície plana.
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
Para operar o piranômetro, o usuário precisa ter um conhecimento básico sobre a medição de radiação solar e seguir algumas regras:
- Verificar se o seu piranômetro segue os regulamentos e diretrizes aplicáveis para esse tipo de medição solar.
- Determinar quais os dados você vai necessitar. Se são valores diários, por hora ou por tempo intermediário. Quanto menor o tempo do dado necessário, maior deve ser a qualidade do seu instrumento.
- Para aumentar a qualidade da informação, é interessante ter mais de um instrumento para a medição. Assim, você pode conferir se os dados estão batendo e se algum instrumento apresenta algum erro.
- Acompanhe o sistema de medição e os sensores. Confira se estão sempre limpos e sem danos, para que os dados sejam os mais precisos possíveis.
Utilizando a Carta Solar
Caso você não tenha acesso a esse tipo de equipamento, também é possível medir a incidência solar utilizando uma carta solar.
A Carta Solar é a representação geométrica do percurso aparente do sol. Esse percurso é identificado por meio do azimute e da altitude solar sobre um plano e é mais utilizada na construção civil, para orientações de fachadas.
Para obter a incidência solar utilizando a Carta Solar é necessário seguir alguns passos:
- Sobrepor um transferidor de ângulos sobre a carta solar, para determinar os ângulos de sombreamento.
- O ângulo horizontal será formado entre a projeção do raio e o plano da fachada em planta baixa.
- O ângulo vertical frontal é formado pela projeção do raio perpendicular à fachada em visualização em corte.
- E o ângulo vertical lateral mostrará a projeção solar em determinado período do ano na fachada do local.
Como avaliar a incidência solar no meu imóvel?
Em geral, técnicos especializados utilizam as técnicas apresentadas anteriormente para identificar, com mais precisão, a incidência solar das regiões analisadas.
É importante que, mesmo não contando com os instrumentos que apresentamos anteriormente, você procure saber sobre essas informações. A posição do sol ao longo do dia, bem como os níveis de radiação, influenciam a iluminação natural, conforto térmico, ocorrência de ácaros e fungos e, inclusive, a possibilidade de geração de energia solar.
Mas como você pode fazer isso em casa?
Em primeiro lugar, para saber a orientação do sol em relação à sua residência, basta usar uma bússola – há aplicativos para smartphone que cumprem bem essa função.
Aí, basta pensar na localização da entrada e janelas: se viradas para o leste, receberão a radiação na parte da manhã. Se direcionadas para oeste, receberão a radiação solar no fim da tarde.
Para medir os valores da radiação, o Centro de Referência Para Energia Solar e Eólica ( CRESESB) disponibiliza uma ferramenta de cálculo de radiação solar com base nas coordenadas geográficas.
Para ter acesso às coordenadas geográficas da sua cidade, basta usar o Google Maps.
Alguns fatores externos podem influenciar essa questão, como a existência de árvores de grande porte ou residências/prédios altos no entorno.
Por que saber a Incidência Solar é útil?
Ao conhecer a quantidade de radiação de cada local, bem como a orientação de maior incidência, é possível fazer melhores escolhas no que diz respeito à compra, aluguel ou reforma de imóveis, melhor localização de painéis solares, entre outras questões.
O principal uso está relacionado, de fato, à adoção da energia solar como fonte energética – tanto para aquecedores solares quanto paineis fotovoltaicos.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos úteis sobre energia solar!