Dicas para economizar energia elétrica na próxima fatura

Economizar energia é uma forma de contribuir com a preservação do planeta.

Para se ter uma ideia, entre os impactos causados pelas hidrelétricas – uma das maiores fontes de abastecimento no Brasil – estão interferências no clima, vegetação, fauna e recursos minerais.

Além de diminuir o impacto na natureza, economizar energia é também uma forma de reduzir gastos. No Brasil, o Governo propõe diferentes ações para amenizar o desperdício com o horário de verão.

Alguns pesquisadores e especialistas da área não acreditam que surta tanto efeito, mas o fato é que, em algumas regiões do Brasil (nos 10 estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste), uma hora a mais de luz natural pode gerar uma economia de até 5%, conforme a ONS (Operador Nacional do Sistema).

Você também pode contribuir e nem vai ser tão difícil assim. Na sequência estão algumas sugestões bem práticas para serem aplicadas no dia a dia, como evitar luz acesa quando não há ninguém no cômodo e ficar menos tempo no banho do que o necessário.

Troque as lâmpadas

Se na sua casa as lâmpadas são todas incandescentes, aquelas mais amareladas, então está na hora de trocá-las. As fluorescentes, compactas ou circulares, além de gastarem menos energia ainda possuem uma durabilidade maior. São mais caras, porém o custo-benefício é muito maior.

Evite deixar as lâmpadas acesas durante o dia, aproveitando a iluminação natural. Teto e paredes pintados de branco e azulejos bem claros refletem melhor a luz, sem a necessidade de ascender uma lâmpada.

Evite os banhos demorados!

Esta é uma dica muito importante, já que os chuveiros consomem muita energia. Vale alertar não só para a demora dos banhos, mas também na temperatura. Aproveite o clima quente para mudar a chave do chuveiro para o “verão,” permitindo que o consumo seja menor. Além disso, quem não gosta de se refrescar no calor?

Tome o cuidado para não mudar a chave enquanto toma banho, pois correrá o risco de levar um choque ou ainda queimar a resistência. Inclusive, não use o chuveiro com a resistência danificada.

Cautela com o ar-condicionado

Em locais de temperatura muito elevadas o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia de uma casa. Por isso é preciso cautela. Confira as dicas:

O primeiro passo é adquirir modelos que contenham o Selo Procel de Economia de Energia, impresso em aparelhos eletrônicos que consomem menos energia.

Compre um aparelho que tenha tamanho condizente com o ambiente. Também é aconselhável evitar o resfriamento excessivo, regulando sempre o termostato.

Mantenha os filtros limpos e desligue se o cômodo onde o ar-condicionado foi instalado estiver vazio.

Preste atenção na sua geladeira

Não tem como, a geladeira permanece ligada o dia todo. Se você está pensando em comprar ou trocar, opte, assim como no caso do ar-condicionado, por um modelo com o Selo Procel de Economia de Energia.

Preste atenção na borracha da porta. Se não fechar corretamente, desperdiça energia e ainda pode prejudicar o armazenamento dos alimentos. Evite abrir a geladeira diversas vezes, pegue tudo que irá precisar naquele momento de uma só vez.

Se for fazer uma viagem longa é bom esvaziá-la e deixá-la desligada.

Utilize menos a sua máquina de lavar

As máquinas de lavar também gastam uma boa quantidade de energia. Principalmente se também tiverem a função de secar. Por isso acumule o máximo que puder de roupas sujas.

Preste atenção na quantidade indicada pela máquina para utilizá-la em sua capacidade máxima. Limpe o filtro com frequência e não exagere no sabão para não ter que repetir o enxágue.

Mais uma vez, compre um modelo que apresenta o Selo Procel de Economia de Energia.

A conscientização começa cedo

Além de seguir todas as dicas anteriores também é bom orientar as crianças para que elas já cresçam sabendo o quanto é importante não desperdiçar energia.

Por isso sempre as oriente a apagar as luzes, não deixar a televisão ligada se não estiver assistindo, assim como outros aparelhos eletrônicos a exemplo do computador e o videogame.

Aproveite todas essas sugestões e evite o desperdício. Assim você contribui para um mundo melhor e ainda pode investir o seu dinheiro com sua casa ou família!

fonte: organizze.com.br

 

Saiba mais:

Tecnologias em favor da redução da sua conta de energia

Gere sua própria energia e fuja das altas tarifas na sua conta.

 

 

Related Posts